terça-feira, 24 de julho de 2018

Na próxima sexta-feira (27) a caravana do semiárido contra a fome vai passar em Caetés

Uma caravana formada por ativistas sociais, lideranças sindicais da cidade e do campo, além da participação de poetas populares, vai percorrer um total de três mil km, passando por cinco cidades nordestinas para denunciar o retorno da miséria e da fome no Brasil.
No dia 27, às 15h, a caravana vai estar estar em Caetés, de lá saindo com destino a Curitiba. Noventa pessoas do município governado pelo prefeito Armando Duarte devem seguir até o Sul do país.
A Caravana fará paradas estratégicas em Feira de Santana (BA), Belo Horizonte (MG) e Guararema (SP), até a chegada a Curitiba, no dia dois de agosto.
No percurso de volta, o grupo tem uma parada em Brasília, no dia 6, com o objetivo de pautar o tema no Supremo Tribunal Federal (STF).
A redução de pessoas subalimentadas no país é uma conquista recente. Isso porque as ações que contribuíram com a saída do Brasil do Mapa da Fome, no ano de 2014, foram iniciadas com a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2003, aliado à garantia de crédito, acesso à água potável – por meio da implantação de tecnologias como as cisternas de placas – e renda, a exemplo do Bolsa-Família.
Entretanto, menos de quatro anos depois do Brasil celebrar a saída do Mapa da Fome, esse fantasma volta a rondar as populações carentes do campo e da cidade em todo o país, e no Semiárido, região marcada historicamente pela miséria e ausência de políticas públicas, a situação se acentua por conta da redução de investimentos nas políticas sociais e de convivência com a região.
“Muito importante a participação de todos e todas para juntos denunciarmos o desmonte das nossas políticas públicas e o avanço da fome em nosso país, vamos nos organizar para juntos mostrarmos a força que vem do campo”, explicam os organizadores do movimento.
Segundo Wando Pontes, Secretário de Cultura de Caetés, o prefeito Armando Duarte vai recepcionar os participantes da caravana, no dia em que esta passar pela cidade.
TEXTO E FOTO DO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FERNANDO MONTEIRO SAI EM BUSCA DE RECURSOS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FORTES CHUVAS NO AGRESTE

  O Deputado Federal Fernando Monteiro esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional em busca de ações e recursos para minimizar os preju...